segunda-feira, 19 de março de 2012

ENCERRANDO O EXPEDIENTE

Passadas duas semanas de encerramento da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, é hora de também colocar um ponto final na nossa conversa aqui. Seguindo o raciocínio do ano passado, acho bom esperar um tempinho, após o término da edição do projeto, para dar tempo de receber manifestações, caso ainda tenha alguém com algo a dizer. Sendo assim, a partir de hoje, o e-mail da Ouvidoria deixa de receber e responder os contatos. Agora, só no ano que vem.

Mais uma vez a Campanha bateu novo recorde. Foram 349.624 ingressos vendidos em 2012 contra os 346.373 de 2011, sem contar o que se vende diretamente nas bilheterias dos teatros. Pois é, o evento vive de números grandes, numa proporção inversa da Ouvidoria, onde menos é mais.

Então, o que podemos comemorar este ano é a redução de acessos à Ouvidoria. Melhor, a redução de acessos pelos mesmos motivos do ano passado, na maioria dos casos, uma redução que chegou a zero. Isso nos sinaliza um acerto na decisão de se criar esta instância de encaminhamento. Atingimos a perfeição? Claro que não, e provavelmente nunca atingiremos. Atender bem ao público é um exercício constante e demandas variáveis sempre vão surgir. Mas é bem legal perceber que, em muitos lugares onde falhavamos antes, não estamos falhando mais.

Exemplo prático é a venda pela Internet, um dos campeões de reclamações e dúvidas em 2011. Praticamente zerou este ano, restando apenas um ou outro caso. Melhor ainda, caso de dúvida, e não de reclamação. Outro exemplo foi o atendimento aos produtores participantes. No ano passado, tivemos vários questionamentos. Este ano? Nenhum.

Não sei se dá para falar em tendência a partir de somente duas experiências, uma vez que este foi o segundo ano da Ouvidoria. Mas o que pudemos perceber é que o maior número de acessos agora se refere aos espetáculos propriamente ditos. É bem legal ver como o público gosta de se manifestar após conferir as atrações. São e-mails com críticas, sugestões e também muitos elogios. Flagrante também é como se sentem bem ao serem atendidos. Todos os e-mails que chegam são respondidos, o que por vezes surpreende o remetente. Naturalmente nem todas as sugestões podem ser acatadas, mas todo mundo se sente valorizado pelo retorno com todas as explicações possíveis.

Enfim, vamos caminhando rumo ao objetivo da excelência no atendimento. Tomara que continuemos encontrando pela frente o "consumidor" participativo, disposto a nos ajudar com suas críticas construtivas.

Até breve!