domingo, 26 de fevereiro de 2012

A CAMPANHA DE POPULARIZAÇÃO E AS LEIS DE INCENTIVO

Olá!

Como vocês talvez tenham percebido, este ano o Blog da Ouvidoria está mais parado. Isso, na verdade, é um bom sinal e será o tema do próximo post, porque nesse agora vamos tratar de uma "pauta quente"

Todo mundo sabe que, hoje em dia, quase todo projeto do setor cultural só acontece se apoiado em Leis de Incentivo. Claro que existem exceções, mas no final das contas essa regra deve beirar aí pelos 90% do que se produz, não só em BH ou Minas Gerais, mas pelo Brasil afora.

Então, esse post de hoje vem na esteira do resultado da Lei Municipal, divulgado na semana que passou. Sim, a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança foi um dos projetos aprovados, o que é motivo de alegria e, porque não dizer, de alívio. O motivo para ambos já está dito no parágrafo acima. Entretanto, contentamento à parte, existe um dado a ser esclarecido, para entender melhor o funcionamento dos mecanismos de aprovação desta edição.

Entre as propostas aprovadas, algumas são do que podemos chamar de "projetos coletivos", ou seja, iniciativas que envolvem vários grupos, pessoas e profissionais. Melhor entendendo, com características de mostras e festivais. É, de certa forma, é aí que a Campanha se enquadra, afinal o seu objetivo é destacar a produção teatral, facilitando o acesso do público através de preços populares, postos de venda em vários pontos, divulgação integrada, além de diversas outras ações especiais e pontuais paralelas.

Em uma passada de olhos no resultado divulgado, dá pra contar 16 projetos com essa característica do "coletivo", entre artes cênicas, música e artes visuais, todos estes com aprovação de R$ 95.000,00. Já o resultado da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança aparece com valor de R$ 83.000,00. Essa diferença é muito dinheiro? Para uma Campanha desse tamanho, talvez nem seja, mas é uma diferença, e torna-se substancial frente às inúmeras despesas que R$ 12.000,00 podem ajudar a bancar.

De todo jeito, a questão nem é exatamente o valor, que poderia ser qualquer um. Mas, já que existe um número, a pergunta a ser feita é: Por que a Campanha de Popularização teve R$ 12.000,00 a menos em relação aos demais projetos? A Coordenação precisa, através dos meios oficiais, entrar em contato com a Fundação Municipal de Cultura em busca deste esclarecimento. Não é demais lembrar que, nesse caso, a resposta deve interessar a muitos dos quase 150 espetáculos participantes do projeto, em uma "miscelânea" que agrupa produções das mais variadas tendências e linguagens. Além deles, talvez alguém, entre os aproximadamente 350 mil consumidores dessa popularização, tenha a curiosidade de saber.

Bem, após obter a informação, caberá à Coordenação compartilhar, afinal ela certamente não será fornecida em caráter sigiloso. Vamos acompanhar pela Ouvidoria e voltaremos nesse assunto, tão logo existam novos dados.

Até breve!